Baraúna
HISTÓRICO
Seu nome primitivo foi "Rancho do Sabiá", denominação posta por tropeiros que, em época distante, faziam de burro, a travessia entre Mossoró/RN ? Russas/CE. Continuou a ser assim chamada, até 1935, quando a Prefeitura de Mossoró inaugurou o primeiro poço artesiano da regíão, hoje locado no centro da cidade, passando a ser conhecida como Baraúna, localidade onde, com a construção da Capela, Escola e algumas casas, teve início a povoação.
A partir de 1940, desenvolveu-se a indústria madeireira seguida de perto pela agricultura e pecuária, principais colunas de sua estrutura econômica de então.
A febre da indústria madeireira entrou em declínio, mas, a agricultura e a pecuária já haviam adquirido estabilidade, e, no dia 15 de dezembro de 1981, através da Lei Estadual Nº 5.107, foi definitivamente desmembrado de Mossoró, tornando-se autônomo, conservando o nome de Baraúna, que vem de ?ïbirá-una? a madeira preta. Atualmente é um grande produtor de melão melancia, mamão, e manga. E sede de comarca de primeira entrância.
Gentílico: baraunense
Fonte: IBGE
DOCUMENTOS
Produto A – Ato Institucional de Nomeação dos Comitês (pdf)
Produto B - Plano de Trabalho + Plano de Mobilização e Comunicação Social (pdf)
Produto C – Diagnostico Técnico Participativo (pdf)
Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico (pdf)
Produto E – Programa, Projetos e Ações (pdf)
Produto F – Plano de Execução (pdf)
Produto G – Minuta da Lei (pdf)
Produto H – Indicadores de Desempenho (pdf)
Produto I – Sistema de Informação
Produto J – Relatórios de Atividades (pdf)
Produto K – Plano Municipal de Saneamento Basico (pdf)
% DE CONCLUSÃO