Caraúbas
HISTÓRICO
O primeiro povoador, segundo reza a tradição, foi Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi.
Em 1750, o português Francisco de Souza Leão, estabeleceu-se numa fazenda na localidade de cachoeira, tendo mais tarde, trazido de Pernambuco, 3 sobrinhos para com ele trabalharem no desenvolvimento da região.
Um deles, Leandro da Cunha Bezerra Cavalcanti, casou-se em 1780, com sua prima Ana, filha de Souza Leão, situando, após o casamento, uma fazenda no "Riacho de Caraúbas".
Conta a história, que, temendo a exterminação do gado da região devido a seca, Leandro prometeu construir uma capela a São Sebastião, de quem era devoto, caso surgisse água farta para manutenção de sua fazenda. Mandou cavar um poço junto ao riacho, de onde jorrou água em abundância e nunca mais secou. Esse local, passou a chamar-se, então, Poço de São Sebastião.
Com a construção da capela, surgiram romarias e festas religiosas, atraindo grande número de fiéis. Teve aí, origem, a atual sede municipal.
Estando a fazenda de Leandro localizada nas imediações do Riacho, bem próximo a um bosque de Caraubeiras, os Vaqueiros da região ao se dirigirem ao local, costumavam a dizer que iam para as ?Caraúbas?. Daí o topônimo do município. O município é sede de comarca de segunda entrância.
Gentílico: caraubense
Fonte: IBGE
DOCUMENTOS
Produto A – Ato Institucional de Nomeação dos Comitês (pdf)
Produto B - Plano de Trabalho + Plano de Mobilização e Comunicação Social (pdf)
Produto C – Diagnostico Técnico Participativo (pdf)
Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico (pdf)
Produto E – Programa, Projetos e Ações (pdf)
Produto F – Plano de Execução (pdf)
Produto G – Minuta da Lei (pdf)
Produto H – Indicadores de Desempenho (pdf)
Produto I – Sistema de Informação
Produto J – Relatórios de Atividades (pdf)
Produto K – Plano Municipal de Saneamento Basico (pdf)
% DE CONCLUSÃO