Santa Maria
HISTÓRICO
Em 1960, foi iniciada a construção da BR 304, ligando o Estado do Rio Grande do Norte ao Estado do Ceará, tendo à frente o Batalhão de Engenharia.
A construção da BR movimentou toda a região e os primeiros indícios de povoamento começaram a surgir, mais precisamente em torno de algumas placas da obra, colocadas à margem da estrada pela construtora responsável. Dessa forma, teve início a comunidade chamada As Placas, onde foram erguidos barracos que serviam para moradia e comércio.
O núcleo populacional foi se tornando uma realidade. Aos poucos os improvisados barracos foram dando lugar a modernas edificações para residências, bares, restaurantes, comércio e um posto do gasolina. Devido à sua estratégica localização, às margens da BR 304, a localidade já com o nome de Santa Maria passou a experimentar mudanças, também, em sua atividade econômica, deixando de depender apenas da agricultura.
Devido ao grande fluxo de automóveis, caminhões e viajantes, o povoado ficou famoso por sua carne assada, seu queijo, sua saborosa refeição e pela receptividade de seu povo, tornando-se uma parada obrigatória para todos que trafegavam pela BR 304.
Com o seu crescimento populacional e sua prosperidade econômica, Santa Maria deu início a luta por sua emancipação política, que veio a ser coroada com êxito no dia 21 de dezembro de 1995, quando, através da Lei nº 6.841, foi desmembrado de São Paulo do Potengi, tornando-se município do Rio Grande do Norte
Gentílico: mariense ou santa-mariense
Fonte: IBGE
DOCUMENTOS
Produto A – Ato Institucional de Nomeação dos Comitês (pdf)
Produto B - Plano de Trabalho + Plano de Mobilização e Comunicação Social (pdf)
Produto C – Diagnostico Técnico Participativo (pdf)
Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico (pdf)
Produto E – Programa, Projetos e Ações (pdf)
Produto F – Plano de Execução (pdf)
Produto G – Minuta da Lei (pdf)
Produto H – Indicadores de Desempenho (pdf)
Produto I – Sistema de Informação
Produto J – Relatórios de Atividades (pdf)
Produto K – Plano Municipal de Saneamento Basico (pdf)
% DE CONCLUSÃO