São Fernando
HISTÓRICO
Nos idos de 1872, o padre Francisco Rafael Fernandes fundou uma povoação às margens do rio Seridó. O povoado recebeu o nome inicial de Pascoal numa referência a serra com o mesmo nome localizada nas redondezas. Era um pequeno povoado e a maioria das pessoas eram carentes. O padre Francisco Rafael além de fundador do povoado, tornou-se o grande incentivador do seu crescimento, atuou como capelão, mudou o nome da povoação para São Fernando, e mais tarde as terras passaram a pertencer à família Fernandes.
Naquele período, a família Fernandes era dominante e acabara de ordenar um dos filhos padre, que no momento recebeu de sua mãe, Isabel Maria de Araújo, a doação de uma quadra de terra para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, santa de sua devoção e padroeira daquela localidade. Após a construção da capela o padre da família Fernandes assumiu suas funções sacerdotais.
Em 1886 chamava-se Distrito de Paz, assim permanecendo até 1953 quando foi elevado a categoria de vila do município de Caicó e, em 1954 passou a distrito administrativo, permanecendo sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando através da Lei nº 2.333 desmembrou-se de Caicó passando a chamar-se São Fernando.
Gentílico: são-fernandense
Fonte: IBGE
DOCUMENTOS
Produto A – Ato Institucional de Nomeação dos Comitês (pdf)
Produto B - Plano de Trabalho + Plano de Mobilização e Comunicação Social (pdf)
Produto C – Diagnostico Técnico Participativo (pdf)
Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico (pdf)
Produto E – Programa, Projetos e Ações (pdf)
Produto F – Plano de Execução (pdf)
Produto G – Minuta da Lei (pdf)
Produto H – Indicadores de Desempenho (pdf)
Produto I – Sistema de Informação
Produto J – Relatórios de Atividades (pdf)
Produto K – Plano Municipal de Saneamento Basico (pdf)
% DE CONCLUSÃO