top of page

Tangará 

HISTÓRICO

Era final do século XIX, quando numa localidade chamada Riacho, situada às margens de um afluente do rio Trairi, surgiram os primeiros sinais de crescimento, decorrentes da atividade pastoril e do cultivo do algodão.
 

O povoado de Riacho, pequeno e desconhecido no começo desse século, passou por uma grande mudança, quando em 1914, com a construção de uma estrada de rodagem que ia de Macaíba a Santa Cruz, passando pelo povoado, criou novas perspectivas para seus habitantes. Riacho que era um lugarejo despovoado, ressurgiu para o progresso graças ao tráfico rodoviário. A inauguração da estrada em 1917, facilitou o escoamento da crescente produção algodoeira e ajudou o crescimento do povoado.


Em 1936, por iniciativa do Sr. João Ataíde de Melo, foi construída a capela em homenagem a Santa Terezinha, padroeira local. Por iniciativa do Major Teodorico Bezerra, industrial, agropecuarista, Deputado Federal e líder na região, o nome do povoado foi mudado para Tangará. Tangará é o nome de um pássaro que se caracteriza pelo costume de andar aos saltos, conhecido como pássaro pulador.


O povoado crescia e já se pensava em sua autonomia política. No dia 26 de novembro de 1953, pela Lei no 931, Tangará foi elevado à categoria de distrito. Em 31 de dezembro de 1958, por força da Lei no 2.336, Tangará tornou-se município do Rio Grande do Norte, desmembrado de Santa Cruz e instalado no dia 28 de janeiro de 1959. 


Gentílico: tangarense 

 

Fonte: IBGE

DOCUMENTOS 

Produto A – Ato Institucional de Nomeação dos Comitês (pdf)

Produto B - Plano de Trabalho + Plano de Mobilização e Comunicação Social (pdf)

Produto C – Diagnostico Técnico Participativo (pdf)

Produto D – Prospectiva e Planejamento Estratégico (pdf)

Produto E – Programa, Projetos e Ações (pdf)

Produto F – Plano de Execução (pdf)

Produto G – Minuta da Lei (pdf)

Produto H – Indicadores de Desempenho (pdf)

Produto I – Sistema de Informação

Produto J – Relatórios de Atividades (pdf)

Produto K – Plano Municipal de Saneamento Basico (pdf)

% DE CONCLUSÃO

bottom of page