top of page

Oficina de saneamento básico destinada a gestores municipais do RN é finalizada nesta sexta-feira.

A capacitação realizada pela Assemae em parceria com a Funasa e a UFRN, ocorreu de 16 à 20 de Setembro, no auditório de Geografia do campus de Natal.

Foi encerrada nesta Sexta-feira (20), o ciclo de oficinas de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento básico. O evento foi uma realização da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de saneamento) em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a UFRN.


Durante os 4 dias de capacitação, os gestores e secretários participantes foram orientados sobre os conceitos primordiais do regimento de Saneamento básico e as legislações fundamentais para a realização do produto final; um diagnóstico técnico, administrativo e operacional de Saneamento e um plano de negócios com base em dados dos municípios.

Foto: Ylanna Pires

A inciativa faz parte do termo de colaboração 001/2015, firmado entre a Assemae e a Funasa para a criação de Autarquias municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Para o pró-reitor de extensão da UFRN Aldo Dantas, a parceria é reflexo da abertura da Universidade à sociedade, e essencial para o desenvolvimento do acompanhamento técnico dos Planos Municipais de Saneamento básico (PMSB);

Foto: Ylanna Pires

“A nossa principal missão é abrir as portas da Universidade para a sociedade. No momento, fazemos o atendimento [técnico] e a capacitação de 86 municípios para a elaboração do PMSB, e nessa semana, tivemos o prazer de estar com essa oficina da Assemae para a realização e implementação de alguns projetos que constam do plano Municipal.

Agora nós vamos assessorar os municípios com a Assemae, na elaboração destes novos produtos, e ir junto a FUNASA e aos Ministérios, em busca de recursos para a implementação desses projetos.”


As oficinas realizadas pela Assemae já contemplaram cerca de 445 municípios e certificaram 901 participantes, em 20 edições.


O engenheiro civil e prefeito da cidade de Montanhas, Manoel Gustavo, destaca a importância do evento;

“Antes o município de Montanhas não contava com um bom planejamento de saneamento básico (...) Desde de 2017 que participamos de ações como essa, agora nós já entregamos o nosso Plano municipal e participar destas capacitações é de extrema importância para pensar e gerenciar os serviços de saneamento em todas as esferas.”

Foto: Ylanna Pires

O encerramento da oficina deu-se com a apresentação, por parte dos gestores e secretários municipais, do modelo de reestruturação para serviços e autarquias de saneamento. Logo depois, os instrutores do evento juntamente ao Pró reitor de extensão, realizaram a entrega dos certificados de participação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page